A mosca de fruta é uma praga que ataca diferentes tipos de frutas e traz grande dor de cabeça para vários estabelecimentos. No Brasil, os dois gêneros que mais atacam os alimentos são a Anastrepha, que tem cerca de 100 espécies identificadas até então, e a Ceratitis.
As moscas-de-frutas têm uma incidência maior nos períodos de calor, mas incomodam os estabelecimentos durante o ano todo.
O que são as moscas de frutas?
São insetos muito pequenos, pretos e castanhos com olhos vermelhos. As moscas adultas têm aproximadamente 3 a 4 mm de tamanho. Têm um voo lento e tendem a pairar em torno de frutas muito maduras, daí o nome – mosca de fruta.
Por que as elas rondam os bares?
As moscas-das-frutas se alimentam de frutas e verduras muito maduras e são atraídas pelos açúcares fermentadores das bebidas alcoólicas, incluindo líquidos caídos nas pias e mesas, resíduos deixados no fundo de copos e resíduos em pias e ralos.
Assim, as áreas dos bares estão sempre atraindo as moscas-de-frutas, desde as cerejas à base de maraschino, fatias de abacaxi e guarnições de frutas, preparadas para coquetéis exóticos, até as bandejas. As moscas-de-frutas tiram proveito de qualquer substância fermentadora ou açucarada. Surpreendentemente, existem itens não alimentares que também podem atrair a atenção das moscas-de-frutas, por exemplo, resíduos em esfregões úmidos, esponjas e roupas de limpeza, ou águas residuais em poços e pias de gelo.
Por que os estabelecimentos precisam eliminar as moscas-de-frutas?
Embora esses insetos sejam vistos apenas como uma praga incômoda, eles podem contaminar alimentos e bebidas com bactérias e patógenos (organismos que podem causar doenças). As moscas-das-frutas visitam locais insalubres, como lixeiras, frutas fermentadas, vegetação em decomposição e ralos.
Além disso, a minúscula mosca de fruta deposita seus ovos em frutas maduras e em líquidos fermentados como garrafas abertas de licor e xarope (mesmo com bicos) e guarnições de frutas. Uma vez incubadas, as larvas se alimentam diretamente dos alimentos mais maduros ou líquidos açucarados. Se você inadvertidamente consumir as larvas da mosca, elas podem causar desconforto e diarreia.
Pelo lado de sua responsabilidade como gestor ou dondo do negócio, a presença de mosca de fruta em um estabelecimento pode lhe trazer problemas junto à Anvisa.
O que ajuda a evitar uma infestação de moscas-de-frutas?
As moscas-de-frutas reproduzem-se rapidamente (até 500 ovos postos de uma vez, que podem desenvolver-se totalmente em apenas sete dias, em condições de cerca de 15ºC), o que pode levar a uma infestação rápida num pequeno período de tempo. Livrar-se das moscas-de-fruta em um estabelecimento, especialmente uma área de bar é um desafio, já que uma única fatia podre de pepino no fundo de uma lata ou um pequeno derramamento de xarope sob uma geladeira pode criar centenas de moscas-das-frutas
Apesar desse potencial gigantesco de procriação, existem alguns passos que você pode tomar para ajudar a tornar o ambiente para esses convidados indesejados:
1) Mantenha sua área de bar limpa
Parece óbvio, mas as moscas são atraídas por áreas sujas, e as moscas-das-frutas só precisam de uma pequena gota de material orgânico fermentado para se reproduzir. Certifique-se de que todos os funcionários do bar conheçam o regime de limpeza que devem seguir, incluindo uma limpeza regular de paredes, pisos, tetos e janelas, bem como tapetes de bar e bandejas. Também é importante que o equipamento seja rotineiramente limpo e que os frigoríficos e congeladores sejam limpos por dentro e por fora. Pense além do bar também: mesas, cadeiras e bancos de bar devem ser limpos para remover qualquer derramamento pegajoso.
2) Limite o acesso a líquidos
Certifique-se de que não haja água parada durante a noite, garantindo que as pias sejam drenadas e secas e que os poços de gelo estejam limpos. Certifique-se também de que os drenos sejam limpos com desinfetante todas as noites, pois os restos de sucos, misturadores e licores ainda podem atrair moscas-de-frutas para os drenos, mesmo que tenham sido lavados com água.
3) Cobrir garrafas e torneiras de cerveja
No final de cada noite, certifique-se de selar as garrafas de xarope e licor. Se você usar bicos em suas garrafas, você pode comprar tampas de bico ou vazadores top selecionados. Caso contrário, as moscas das frutas se arrastam para dentro das garrafas e põem ovos, e quando as larvas eclodem elas se alimentam do líquido. Peça à equipe do bar para limpar as torneiras de cerveja e até mesmo as de refrigerantes e cubra-as, de modo que nada possa pingar nas bandejas para que as moscas de frutas se alimentem e se reproduzam durante a noite.
4) Descarte o lixo com frequência
O descarte do lixo deve ser feito com frequência, desta forma não tem tempo para se decompor e apodrecer dentro das instalações. Moscas de frutas são sensíveis ao cheiro de alimentos em decomposição e serão rapidamente atraídas para as caixas e qualquer resíduo orgânico à espreita na parte inferior.
Como você se livra de uma infestação de mosca da fruta?
Todos os locais potenciais para reprodução de moscas-de-frutas devem ser localizados e eliminados, caso contrário, o problema continuará, não importa quantas vezes você tente controlar as moscas adultas.
Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento sem custo.